terça-feira, 7 de outubro de 2008

O libertador de Israel

Domingo.
Livro: Gênesis 12:34, Êxodo 12:34, 13:19.
Tema: O libertador de Israel
José sabia que, Deus iria mandar um libertador. Por isso, ele fez o povo jurar que, quando viesse o libertador de Israel, eles levariam os ossos de José embora do Egito. E assim fez Moisés, quando o povo saiu do Egito. Êxodo 14:19.
Mas no mesmo Capitulo 14:11-12, vemos que na primeira tribulação, no primeiro vento, os Israelitas, quiseram voltar atrás.Eles tinham na vida deles a frase “Melhor um covarde vivo, do que um valente morto”. Depois de 430 anos, eles queriam continuar na escravidão. Será que você não vê, que é melhor você se libertar da escravidão, do que você ficar preso debaixo dos pés de satanás, vivendo em paz com todo mundo, ou você quer se libertar, e deixar Jesus te guiar e sair debaixo dos pés da escravidão do pecado.
Deus não deixo os Israelitas irem pelo caminho dos filisteus, pois eles não estavam prontos pra guerra. José sonhou os sonhos de Deus e Jacó seu pai, sabia que ele era diferente, que Deus tinha uma obra na vida dele. Jacó amava José, e fez uma capa pra ele. A capa representava que José não era feito pra trabalhos duros. Os irmãos de José ficaram com inveja, e começaram a colocar empecilhos na vida de José. Quantas pessoas além de te ajudar, colocam mais julgo e te deixam perecer? Deus quer abençoar você e sua família, sua geração. Os sonhos de José abençoou ele e a sua família, e muitas pessoas. Deus quer te tirar da escravidão, Ele quer te dar uma terra que mana leite e mel. Deus tem pensamentos bons sobre nós, Deus não muda nossa vida, pois nós temos que primeiro mudar nossa mente. Não é porque meu pai é uma coisa que eu vou ser igual, pois eu tenho a opção de mudar. Deus se manifestou na vida de Moisés com autoridade, Deus através de Moisés colocou dez pragas sobre o Egito. Deus quer dá o melhor paras as pessoas, mas elas só querem o pior. Não tenha medo da vida, não tenha medo de enfrentar a vida, pois Deus está com você. Não deixe as situações da vida te separar de Deus, Ele vai estar com você na hora do choro, da tribulação, quando a morte entrar no seu lar, Ele vai estar com você. Em todas as horas da vida, nas boas e ruins. Mas você tem que crer, e obedecer a palavra de Deus. José sabia que Deus prometeu para Abrão, Isaque e Jacó que ia dar uma terra para as gerações deles. E ele sabia que Deus não mentiria, que Deus não é homem para que se arrependa. As setentas almas, que desceram para o Egito se multiplicaram e viraram escravos, pois o faraó do tempo de José havia falecido, e o novo faraó não conhecia José. O povo de Israel tinha desacreditado da palavra de Deus, pois muitos anos havia se passado. Algumas pessoas porem daquela geração ainda acreditava na palavra de Deus, e essas pessoas clamavam a Deus para libertar elas. E Deus enviou Moisés, o libertador de Israel.
Os Israelitas não acreditavam na palavra de Deus, por isso eles temeram os egípcios e quiseram voltar atrás. No capítulo 14 versículo 01 vemos que Moisés, apesar das circunstâncias se manteve como um líder, e acalmou o povo. O mais surpreendente é a maneira como Deus nós ama, e também amou o povo de Israel. Pois quando eles quiseram voltar atrás, Deus usou de misericórdia. Deus nos amou primeiro, quando estávamos no mundo. Através da bíblia vemos um Deus, que nos ama, que é justiça e que vela pelo seu povo. Do povo de Israel seiscentos mil homens, tirando dois Josué e Calebe, os outros por desobediência, e por não crerem na palavra de Deus, morreram no deserto. Mas pela misericórdia de Deus a geração dos filhos deles entraram na terra prometida. Moisés representava a palavra de Deus para aquele povo, e Arão o transmissor da palavra que Moisés tinha de Deus ao povo. Sinais, visões, anjos não salva ninguém, o povo viu o sinal do mar se abrindo mas não creram, e na primeira dificuldade eles quiseram voltar atrás. Morra no deserto, mas não na escravidão. Se Deus te der alguma coisa é porque Ele sabe que você tem capacidade. A ordem do povo era pra marcha, para o povo não se preocupar com a infantaria dos egípcios, e não temerem, pois Deus pelejaria por eles. Temos que obedecer a palavra de Deus. Pra ser um servo de Deus, tem que ter uma igreja, ouvir a palavra e praticar, as coisas de Deus é com ordem e decência. Deus vai nos preparando, através do pastor, da igreja. Temos que respeitar o chamado de Deus na vida das pessoas. Jesus veio fazer a obra do pai nas nossas vidas. Só existe liberdade quando você tem opção. Jesus chamou os discípulos e todas as pessoas do mundo. Jesus encontrou com o cego e o curou, e o cego deu testemunho de Jesus aos fariseus. O cego não queria saber se Jesus era pecador, o importante é que o cego via. (João 09:01-39) Jesus é o caminho, a verdade e a vida.

Nenhum comentário: